(Dt 29:3) as grandes provas que os vossos olhos viram, os sinais e grandes maravilhas;
(Dt 29:4) porém o SENHOR não vos deu coração para entender, nem olhos para ver, nem ouvidos para ouvir, até ao dia de hoje.
(Dt 29:5) Quarenta anos vos conduzi pelo deserto; não envelheceram sobre vós as vossas vestes, nem se gastou no vosso pé a sandália.
(Dt 29:6) Pão não comestes e não bebestes vinho nem bebida forte, para que soubésseis que eu sou o SENHOR, vosso Deus.
(Dt 29:7) Quando viestes a este lugar, Seom, rei de Hesbom, e Ogue, rei de Basã, nos saíram ao encontro, à peleja, e nós os ferimos;
(Dt 29:8) tomamos-lhes a terra e a demos por herança aos rubenitas, e aos gaditas, e à meia tribo dos manassitas.
(Dt 29:9) Guardai, pois, as palavras desta aliança e cumpri-as, para que prospereis em tudo quanto fizerdes.
(Dt 29:10) Vós estais, hoje, todos perante o SENHOR, vosso Deus: os cabeças de vossas tribos, vossos anciãos e os vossos oficiais, todos os homens de Israel,
(Dt 29:11) os vossos meninos, as vossas mulheres e o estrangeiro que está no meio do vosso arraial, desde o vosso rachador de lenha até ao vosso tirador de água,
Este já era o quarto discurso que Moisés estava fazendo ao povo Hebreu, mais uma vez a aliança estava sendo renovada até porque o povo Hebreu já havia quebrado as outras.
Finalmente estava chegando o grande momento que o povo estava esperando quase uma geração inteira no deserto e que finalmente estava chegando, o momento que eles iriam tomar posse da terra prometida, terra que mana leite e mel, terra que o Senhor prometera a seus antepassados e que agora finalmente eles tomariam posse.
Moisés neste discurso faz um resumo condensado conclusivo da jornada do povo Hebreu no deserto nos do verso 5 ao verso 9 ele diz que nada faltou ao povo e que nem as sandálias do pés haviam se esgotados e que não faltou comida, água, saúde, nada havia faltado.E agora eu queria destacar os versos 4 e 5 que soam como um lamento:
Dt29:4 "porém o SENHOR não vos deu coração para entender, nem olhos para ver, nem ouvidos para ouvir, até ao dia de hoje.Dt29:5 Quarenta anos vos conduzi pelo deserto; não envelheceram sobre vós as vossas vestes, nem se gastou no vosso pé a sandália."
Mas como assim um lamento ?
O povo Hebreu viu todos os sinais que o Senhor realizou no Egito, eles viram o mar se abrir, viram todos os prodígios que foram realizados no deserto, o modo como foram sustentados e ainda sim não entenderam a proposta do Senhor que queria que o seu povo estivesse em sua presença.
A terra era uma promessa legítima, sim mas o que o Senhor queria era que o seu povo estivesse em sua presença perpetuamente e eles não entenderam isso.
Apesar deles estarem prestes a tomar posse da terra finalmente, a glória deles de fato foi quando o Senhor cuidava deles no deserto e eles estavam perante o senhor todos os dias, através das colunas de nuvem e de fogo.
O tempo passou depois que eles tomaram posse da terra e no livro de Juízes vemos como Israel de desviou dos caminhos do Senhor cedendo até a idolatria.
E se desviaram tanto que nem reconheceram a visitação do próprio Senhor na pessoa de JESUS CRISTO !
No ano 70 da nossa era então, eles finalmente perdem a terra prometida.
O que o Senhor desejava e deseja para o seu povo é que estejam na presença dele constantemente pois a própria presença dele é suficiente.
"O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará.Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso;
refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome."
Este texto sem dúvida é um dos mais conhecidos da bíblia não são poucas as pessoas que o usam adesivos, calendários, chaveiros enfim esse texto transcende até a religião. Por que muitos se apegam no "nada me faltará"
Pois a preocuparão maior é sempre com o que vamos comer, vestir e onde vamos dormir
Mas o texto vai na contra mão da ansiedade com os cuidados desta vida, este texto fala da suficiência da presença do Senhor pois. Quem tem o Senhor como pastor não precisa de mais nada.
Não se sabe ao certo quando o rei Davi escreveu o salmo 23 mas ele usa a experiência dele como pastor para descrever a suficiência da presença do Senhor.
Trazendo para nossa realidade, não estamos diferentes daquele povo no deserto, nos preocupamos mais com as promessas do que com a proposta do Senhor para nossas vidas
Será que podemos falar como o rei Davi ? O Senhor sendo o meu pastor não tenho falta de mais nada.
Nós humanos somos assim nem sempre entendemos a proposta do senhor para nossa vidas, nossa carne não nos deixa enxergar o quão é glorioso estar na presença do Senhor, e como essa presença é suficiente em nossas vidas.
Agora vamos ver como é no céu? Vamos ler no livro de Isaías capítulo 6 do verso 1 ao verso 3
(Is 6:1) No ano da morte do rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo.(Is 6:2) Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas: com duas cobria o rosto, com duas cobria os seus pés e com duas voava.
(Is 6:3) E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.
No verso 3 lemos que na visão do profeta os serafins não dizem outra coisa a não ser: Santo, santo, santo.
Isto nos mostra uma realidade totalmente diferente da nossa.
Na presença do Senhor os serafins não tem o que pedir, lamentar, clamar, chorar e etc.
Só resta a eles louvarem a Santidade daquele que está assentado num alto e sublime trono.
Vamos ver outro exemplo de como é no céu usando como base o livro de apocalipse no capitulo 4
(Ap 4:9) Quando esses seres viventes derem glória, honra e ações de graças ao que se encontra sentado no trono, ao que vive pelos séculos dos séculos,
(Ap 4:10) os vinte e quatro anciãos prostrar-se-ão diante daquele que se encontra sentado no trono, adorarão o que vive pelos séculos dos séculos e depositarão as suas coroas diante do trono, proclamando:
(Ap 4:11) Tu és digno, Senhor e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder, porque todas as coisas tu criaste, sim, por causa da tua vontade vieram a existir e foram criadas.
Viram no verso 10 os vinte e quatro anciãos se prostram diante do trono e depositam as suas heranças, suas coroas da vida nos pés daquele que está assentado no trono.
Na presença do Senhor nada mais tem valor, nada mais importa, a presença do Senhor é que é a verdadeira herança ! A verdadeira coroa, nela na presença do Senhor não temos olhos pra mais nada.
Devemos reconhecer isto hoje, devemos reconhecer que a presença do Senhor é o que verdadeiramente importa é Ela que deve ser o nosso alvo mas para isso temos que nos desprender dos anseios humanos, eis ai o desafio, mas o Senhor está esperando o seu povo reconhecer que a presença Dele é mais que suficiente.