SAINDO DO POÇO DA DEPRESSÃO
segunda-feira, 23 de agosto de 2021
SAINDO DO POÇO DA DEPRESSÃO
quinta-feira, 19 de agosto de 2021
SEIS ATIDUES QUE DEVEMOS TER AO ESTUDAR A BÍBLIA
Seis Atitudes que precisamos ter ao estudar a Bíblia.
1. Gratidão e alegria sinceras.
Ainda existem milhares de grupos de pessoas que não têm traduções da Bíblia em sua língua nativa. Nós nunca devemos tomar a Palavra de Deus como garantida. É uma grande bênção que Deus revelou a si mesmo e tenhamos acesso a essa revelação e Bíblias em nossa própria língua.
2. Temor e adoração a Deus.
Por outro lado, se nossa adoração e prática não forem fundamentadas em teologia profunda, a adoração será superficial - sentimentalismo passageiro — e sua prática será um mero moralismo vazio. Nunca precisamos temer que nossa admiração se esgote, porque Deus é infinito e oferece um suprimento infinito de dados para nossa adoração e temor dele. A aventura de conhecer Deus fornece vistas intermináveis de glória.
3. Humildade.
Tudo o que temos é um presente do seu coração bondoso. Perceber isso impede que todos os seres humanos se vangloriem em suas atitudes. “O que você tem que você não recebeu? Se, então, você o recebeu, por que você se vangloria como se não o tivesse recebido? (1 Coríntios 4: 7). Quando estudamos a Bíblia, às vezes vamos além dos outros em nosso conhecimento, o que poderia levar à arrogância. Esta é uma tendência hedionda, mas comum, que Deus adverte quando nos diz que “o conhecimento enche, mas o amor se acumula (1 Coríntios 8: 1). Essa arrogância pode levar a desconsiderar aqueles que não sabem tanto quanto nós. Isso significa que temos que ir à guerra com orgulho diariamente. Arrogante e cristão são duas palavras que nunca devem andar juntas. Toda a nossa ostentação deve estar “no Senhor”(1Coríntios 1:31).
4. Dependência do Espírito Santo.
Os ateus podem entender o significado da Bíblia. Até os demônios podem ter uma teologia altamente precisa. Tiago nos diz que os demônios são monoteístas portadores de cartas (Tiago 2:19). Portanto, deve haver um conhecimento preciso que não leve necessariamente à adoração, adoração e obediência que honram a Deus. A principal diferença é a obra do Espírito Santo. A verdade que buscamos é a verdade transformadora do coração que leva ao caráter cristão e a vidas que honram e agradam a Deus. O Espírito Santo é aquele que traz isso para o crente. A obra iluminadora do Espírito Santo é o fator indispensável no conhecimento da verdade que leva a uma vida crescente em Cristo, Portanto, ao irmos para a Palavra de Deus, precisamos orar: “Abre meus olhos, para eu ver as maravilhas da tua lei” (Salmos 119: 18).
5. Ansiosa expectativa de aprender sobre Deus.
Deus nos deu sua Palavra para podermos conhecê-lo como ele é e que a Bíblia é completamente suficiente para nos levar a um conhecimento preciso, pessoal e suficiente. Deus falou, e podemos ter certeza e crescente conhecimento dele. Mas isso não pode nos levar além de nossas mentes finitas. Estaremos sempre limitados em nossa compreensão do nosso infinito Deus. Devemos aprender a amar e celebrar os tempos em que a magnitude de Deus nos atinge e nos encontramos esgotados da capacidade intelectual de entender tudo o que ele é.
6. Obediência Sentida.