Páginas

domingo, 27 de setembro de 2015

A VOLTA DE JESUS PARTE -4

A volta de Jesus parte-4.


Mat 24:12 E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará.
Mat 24:13 Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.
[ACF]

Olá irmãos a paz de Cristo. Estamos de volta com a série a volta de Jesus,agora na parte 4 e se você ainda não leu os posts anteriores clique aqui abaixo.
Neste verso 12, o Senhor Jesus fala do resultado dos escândalos em larga escala,das traições e do surgimento dos falsos profetas.
Ele diz "... por se multiplicar a iniquidade..." iniquidade vem do grego (ανομια anomia) que quer dizer :
  1) a condição daquele que não cumpre a lei
  1a) porque não conhece a lei
  1b) porque transgride a lei

O sentido é muito claro: Viver como se não houvesse lei para seguir, transgressão e/ou abandono da mesma.
E na parte b do versículo 12 Ele diz "...o amor de muitos esfriará." . Nesta frase Ele faz um resumo concentrado do efeito catastrófico que a multiplicidade da iniquidade causaria no fim dos tempos à muitos que fazem parte da igreja. O esfriamento do amor. Mas que amor é esse na qual o Senhor Jesus se refere?

Esse amor vem da palavra αγαπη agape do grego koine idioma na qual foi originalmente escrito o novo testamento que significa:
Amor fraterno, de irmão, afeição, boa vontade, amor, benevolência - [léxico de strong]

Esse amor também é carregado de incondicionalidade e boa vontade é um amor sem atrativos carnais e pessoais ,em 1Corintios:13 do versículo 4 ao versículo 7 a palavra do Senhor descreve em detalhes esse amor:

 "O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
  Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
  Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
  Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta."
[ACF]

  É esse amor que da sentido, cor e forma a igreja do senhor Jesus é por esse amor que a igreja manifesta a fragrância do Senhor Jesus no mundo, atraindo os que estão de fora e nos distingue dos religiosos.
  A Walt Disney fez muitos filmes que falam do amor verdadeiro, mas o amor verdadeiro, é este que vimos acima escrito em 1CO:13. Só o Senhor Jesus devido sua pureza e santidade, tem condições de nos dar um norte sobre o verdadeiro amor.

  E o Senhor Jesus fala que esse amor se esfriaria de muitos mas não de todos como resultante da multiplicação da iniquidade.

 No post anterior A volta de Jesus parte-3, Vimos com detalhes as iniquidades que estão acontecendo, nos dias de hoje como sinal do fim dos tempos e da volta do Senhor Jesus.

Já não é de hoje que temos visto a indiferença, desprezo e a desumanidade presente na sociedade.
E eu não queria que fosse verdade.

Mas o amor esta se esfriando dentro da igreja exatamente como Jesus disse.

Gente que diz que ama a Deus, mas trata com desprezo o irmão ou para amar o irmão procura condicionais como: classe social, cor da pele , intelectualidade.

Amando a utilidade da pessoas ao em vez de amar as pessoas.

Pessoas que amam as multidões mas detestam o individuo, são indiferentes, estão interessadas somente naquilo em que as pessoas podem lhe garantir de proveito.

Concordo com esta nota da bíblia de estudo Novo Viver quando diz:
"Com os ensinos falsos e a perda dos valores morais vem uma enfermidade particularmente destrutiva: a perda do verdadeiro amor a Deus e a outros. O pecado esfria nosso amor Por Deus e por outros ao fazer que nos enfoquemos só em nós mesmos. Ninguém poderá amar se pensar só em si mesmo".
E o que tem de grave nisso ? PERDA DA SALVAÇÃO !

O Senhor Jesus diz no verso 13  "...Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo." 
Somente os que perseverarem no amor ágape serão salvos e hoje os tempos são muito difíceis.Temos que orar e suplicar ao Espirito Santo que não deixe esse amor esfriar em nós. 
E temos que entender o diz em Malaquias 3:18

"Então voltareis e vereis a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que não o serve".

Nisto concluímos que :
- Os tempos de prova servem nos diferenciar como cristãos verdadeiros dos que não o são ou dos que são cristãos só quando as coisas vão bem. Quando o pressionarem a render-se e dar as costas a Cristo, não ceda. Recorde os benefícios de permanecer firme e siga vivendo por Cristo. E não se conforme com o presente seculo se a realidade é falta de amor ame com mais força. Vamos remir o tempo !
  Pois na volta Dele, finalmente toda a lagrima que derramamos será enxugada.

 ALELUIA!





sábado, 15 de agosto de 2015

A VOLTA DE JESUS PARTE 3

A volta de Jesus parte- 3


Olá irmãos! A paz de Cristo. 
Depois de um tempo afastado fico muito satisfeito em voltar a escrever esta série. Então vamos lá? 
Esta série é um estudo resumido sobre a volta do senhor Jesus conforme está escrito no Evangelho de Mateus no capítulo 24.
Você pode ler o post anterior (A volta de Jesus parte-2) clicando Aqui.  
"Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão.
E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos..."
Mateus 24:10-11[ACF]
Como vimos no post anterior sobre Mateus Cap 24:9 o Senhor fala das perseguições por causa do nome de Dele e a fé professa Nele. Vimos que a perseguição sempre foi e sempre será uma constante na vida daqueles que se entregam ao amor de Cristo. 
Agora ele começa falando de um tempo que sinaliza uma época e lista alguns sinais que devem acontecer, mas que...Tempo e esse? 
O tempo do fim. Sim, o Senhor está dizendo que haveriam sinais que antecederiam o fim, acontecimentos que anunciariam que o fim estaria próximo. 
Desta vez vamos ver os que estão no trecho bíblico no topo do post que são: 
- Escândalos.
- Traições.
- Muitos falsos profetas. 
São 3(Três) os sinais que a princípio serão abordados neste post, e que se dariam neste tempo do fim. 
Vamos ao primeiro:  
 OS ESCANDALOS: 
-Que vem da palavra grega no qual foi escrito o novo testamento (σκανδαλιζω skandalizo (“escandalizar”) e no seu sentido primário que dizer :
1) colocar uma pedra de tropeço ou obstáculo no caminho, sobre o qual outro pode tropeçar e cair, metáf. ofender.
1a) seduzir ao pecado.
1b) fazer uma pessoa começar a desconfiar e abandonar alguém em quem deveria confiar e obedecer. 
Significa que: Tudo o que dificulta a alguém estar em Cristo e faz com que  alguém abandone o caminho cristão é escândalo.
Qualquer sedução feita ao pecado seja por sugestão, persuasão ou fato ocorrido que vindo a tona faz alguém pecar e/ou abandonar o caminho cristão é escândalo.

O que você acha desta foto ?



Pois bem, nesta foto há um pastor traindo sua esposa com uma cantora da própria igreja onde eles congregavam, este fato foi amplamente divulgado nas redes sociais da internet; Agora pergunto: 
_Quantas pessoas que tomando conhecimento deste fato saíram da igreja ?
Creio que muita gente. E o marido desta jovem ai da foto se matou por causa da dor da traição e da repercussão do escândalo
E esse é só um exemplo de uma verdadeira enxurrada de escândalos que estamos vendo neste tempo. E não só aqui no Brasil, mas em todo mundo surgem novos escândalos e já tem até sites especializados em escândalos. Isso mesmo, sites no plural por que são tantos que um só não da conta, devido ao absurdo o que estamos vivendo hoje em todos os segmentos da religião e da sociedade. 
Os escândalos não param, e não escolhi este caso por causa do adultério não, até porquê todo ser humano está sujeito a cair neste erro mas neste caso o agravo foi por se tratar de um pastor. Fazendo repercutir muito e assim escandalizando muita gente. 
Creio que o cargo de "pastor" seja o mais cobiçado hoje aqui no Brasil são muitos os "benefícios" Trafico de influencia, Falsidade ideológica, Ascensão Social  e o que mais fazem os cães gulosos delirarem a tão sonhada "Unção e Autoridade" para falar a asneira que quiser sem que haja questionamento e submeter "suas" ovelhas a todo tipo de tosquiamento para seus próprios benefícios, satisfazendo assim seu grande deus, seus próprios ventres, que aliás os de alguns ai da grande mídia já estão bem estufadinhos. 
          Sem mencionar a salada Herética do movimento neo apostólico   profepatético Brasileiro.
Mas a palavra de Deus assim diz assim a respeito destes: 
- " Ai do pastor imprestável, que abandona o rebanho! Que a espada fira o seu braço e fure o seu olho direito! Que o seu braço seque completamente, e fique totalmente cego o seu olho direito! "
 [Zacarias 11:17]NVI 
Enfim, manifestações espirituais estranhas, estimulo a avareza, HERESIAS!, Praticas mundanas dentro das denominações isso sim são verdadeiros escândalos. 
Porque são destas praticas que nascem os frutos podres que vemos povoar as notícias e faz gente sincera sair da igreja; Como já disse o Pr. Paul Washer: _"A congregação é reflexo do seu púlpito".    
Claro que sempre Houve escândalos e dissensões na igreja. Sempre houve bodes entre ovelhas leia na bíblia em  Tiago (cap.:4) mas em nosso tempo a coisa explodiu.    
Se você não acredita faça uma pesquisa no Google escreva o termo escândalos evangélicos e veja com os seus próprios olhos. 
Em nenhuma outra geração houve mais escândalos que esta fazendo o evangelho ser blasfemado e ser assunto de piadas em rodas de escarnecedores. 
E o segundo sinal vem de mãos dadas com o primeiro. 
_TRAIÇÕES: 
 Que vem da palavra grega  (παραδιδωμι paradidomi) que significa no sentido primário entregar nas mãos de outro, como Judas Escariotes fez com o Senhor Jesus.
Então entenda, que quando o Senhor Jesus está falando de traição é dentro do contexto de irmãos ,pois, fala da traição na qual ele mesmo experimentou.
E o próprio termo grego da palavra(paradidomi) explica isso. 
E Ele disse que no tempo dos escândalos, muitos se trairiam mutuamente de forma desenfreada. Mas,o que isso quer dizer na atualidade? 
Quer dizer que a ética cristã de obediência aos mandamentos que estão relacionados ao próximo e aos irmãos, seria abandonada. E está sendo mesmo. E de modo desenfreado neste tempo.E por que  está de mãos dadas com os escândalos?
Lembram do significado do termo grego para escândalo ?  Vamos ver novamente.
1b) fazer uma pessoa começar a desconfiar e abandonar alguém em quem deveria confiar e obedecer.

Com a explosão desenfreada dos escândalos de todo tipo. As pessoas que estão de fora começam a olhar o evangelho com desconfiança e decidem não fazer parte alegando  padrão moral  mentiroso dos cristãos. 
Fazendo disso motivo para não obedecer a Palavra de Deus como se Cristo fosse culpado dos escândalos e neste contexto a pregação do evangelho para elas perde credibilidade e essas pessoas continuam rumo ao inferno. 
Porém com a falsa convicção de que Cristo e o Evangelho são também culpados dos escândalos. 
E os de dentro que são Cristãos professos que uma vez juraram obedecer a Palavra de Deus e ao Senhor Jesus Cristo agora também não vêem motivo para obediência afinal muitos estão desobedecendo e nada os acontecem. 
E é neste cenário que surgem as traições e aquilo que era periférico  à igreja agora entra no seio da cristandade trazendo consigo o trágico resultado de: 
Irmãos dando calote em irmãos,irmãos contaminando a esposa de irmãos ,irmãos processando irmãos  e o pior, irmãos se gloriando da queda de irmãos e são esses itens que nos sinalizam a multiplicação da iniquidade, que o Senhor advertiu que viria no tempo do fim. 
Neste tempo,há uma verdadeira guerra entre pastores na TV e no radio. Eles trabalham considerando uns ao outros como inimigos e concorrentes (claro que não são todos Deus sempre conserva alguns joelhos que não se dobram) e isso é exatamente o cumprimento literal da profecia. 
O ódio entre irmãos e um câncer dessa geração e é impressionante como tem aumentado o número de irmãos que se odeiam e inevitavelmente vão para o inferno por que se tem algo que exclui automaticamente a pessoa de ter seu nome no Livro da Vida é o ódio a um irmão;e o Espírito de Deus a deixa e Satanás passa a fazer morada nela. 
O Senhor diz que a pratica da traição mutua é um dos sinais do fim e hoje os tempos são difíceis em nenhuma outra geração da igreja vemos tantos irmãos se traindo e se odiando mas isso é reflexo da podridão e da guerra que começa nos púlpitos que se dizem evangélicos e que reflete nas pessoas afinal "filho de peixe peixinho é" e se os crentes tem agido assim saiba que são os pastores que darão conta da alma delas. 
Porque se pastores estão se digladiando na TV falando um mal do outro disputando espaços em TV e rádio, processando-se uns aos outros agora pergunto.
Qual você acha que será o reflexo disso entre as ovelhas ? 
R. TRAIÇÕES !  
Terceiro e último sinal deste post : 
Muitos Falsos Profetas.
Essa é uma verdadeira marca do nosso tempo falsos profetas, mas antes de abordar o assunto vamos dar uma esclarecida rápida em o que significa ser profeta. 
No Reino de Deus existe funções a serem exercidas por pessoas na congregação, entre elas existe o sacerdote e o profeta,o sacerdote tem a função de levar as pessoas a Deus, hoje os que fazem parte do Reino de Deus por meio do Senhor Jesus Cristo são sacerdotes,sim somos um Reino de sacerdotes e Cristo é o Sumo Sacerdote, por que temos a missão de proclamar o evangelho e levar a pessoas a Deus por intermédio da pregação e proclamação do Evangelho. 
O profeta faz o inverso do sacerdote ele é quem tem a missão de receber uma revelação direta de Deus e transmitir a nós. 
Podemos ver isso muito bem em Ezequiel que foi treinado para ser sacerdote e Deus o chamou para ser profeta. 
Na Bíblia vemos como os profetas exerciam sua autoridade, Deus lhes entregava uma revelação e eles transmitiam e Deus cumpria aquilo que o profeta disse, podemos, por exemplo ver no Êxodo Moises exercendo sua função e autoridade de profeta. 
O que é então um falso profeta ? 
Um falso profeta é aquele que diz ter recebido da parte de Deus uma revelação de algo que deve, acontecer e na verdade Deus não falou nada com ele. 
Fala em nome de Deus quando Deus não o autorizou a falar em nome Dele. Estas são as principais características do falso profeta. 
Quantas pessoas você já deve ter visto na TV dizendo que o mundo iria acabar numa data especifica por exemplo no ano 2000 e não se cumpriu? 
Muitos que se dizem profeta falam que ouviram de Deus a data que o Senhor Jesus vai voltar quando nem o próprio Senhor Jesus estipulou data e disse quem nem mesmo Ele sabe mas somente o Pai  sabe, vejam este exemplo. 
O doutor F. Kenton Beshore, presidente da Sociedade Bíblica Mundial, anunciou, após uma vida dedicada ao estudo da Bíblia que o Arrebatamento provavelmente ocorrerá antes de 2021, e a segunda vinda de Jesus, entre 2018 e 2028. 
Será que Jesus mentiu quando disse que nem ele sabe o dia e a hora de sua volta; Claro que não ! 
Hoje estamos infestados de falsos profetas pelo mundo, pessoas que dizem ter uma revelação de Deus e no entanto é tudo fruto da sua mente ou do seu interesse pessoal de aparecer na mídia e ganhar cartaz. 
E tem também aqueles que falam em nome dele quando na verdade nem o conhecem e/ou não tem sua autorização.
          Mas mesmo assim exercem o ofício sabe lá com que interesse.
Clique aqui e leia o post A volta de Jesus -4  
Que Deus nos ajude!
  

sexta-feira, 22 de maio de 2015

A VOLTA DE JESUS PARTE -2

  "Então eles os entregarão para serem perseguidos e condenados à morte, e vocês serão odiados por todas as nações por minha causa." Mateus: (24:9)[NVI]                                                 




No post anterior vimos o que o Senhor Jesus expôs no capítulo 24 do evangelho de Mateus do versículo primeiro até o versículo 8; e (à) qual foi a sua resposta às perguntas dos discípulos quando eles lhes mostraram as estruturas do templo visando impressioná-lo. Em contra partida, o Senhor Jesus fez uma revelação surpreendente de que o templo seria destruído de forma que não sobraria pedra sobre pedra. Se você ainda não leu este post clique aqui e leia: “A Volta de Jesus Parte I”.  

"Então eles os entregarão para serem perseguidos e condenados à morte, e vocês serão odiados por todas as nações por minha causa."

É interessante como o senhor Jesus coloca estas palavras depois do versículo 8 onde ele diz:

"Estas coisas são o principio das dores..."

No sermão do monte Ele diz. 

“...Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.  Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós..." Mateus: (5:11-12)

Quando lemos as declarações do Senhor Jesus sobre as perseguição que iriam acontecer naquele contexto de principio das dores, imediatamente nós associamos esta declaração do Senhor com o principio das dores, mas na verdade, uma coisa não tem nada haver com a outra, pois Ele não pode se contradizer. Afinal, bem-aventurança não é sofrimento isso soa terrivelmente paradoxal mas não o é. Na verdade, é uma honra sofrer por causa do Nome do Senhor Jesus. Você pode até não esta concordar com isso então, lhe convido a ler de novo o texto de Mateus 5:11-12 e veja o que diz aqui em apocalipse

"...Não temas as coisas que tens de sofrer. Eis que o diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós, para serdes postos à prova, e tereis tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida..."Apocalipse 2:10

O senhor Jesus tem um modo diferente de ver as coisas. Nós vemos as coisas com olhos terrenos mas Deus olha com olhos celestiais e eternos. Enquanto nós esperamos galardão aqui nesta vida ele diz para o ladrão da cruz

"Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso..."

Teólogos como, por exemplo, o Prof. R. V. G. Tasker, M.A., D.D.Professor Emérito de Exegese do Novo Testamento na  Universidade de Londres defende que Mateus 24.5-14 dá uma direta antecipação de toda a história  futura (com referência à questão sobre a consumação do século), advertindo os discípulos de que as catástrofes seculares não devem ser tomadas como sinais do iminente fim da história; prevendo, resumidamente, a perseguição  da  igreja  movida  pelo  mundo e levando  a um  agudo clímax que prediz deserções na igreja, falsos profetas, e decadência espiritual e, ainda, traições dentro do próprio corpo cristão. Tudo isso culminando com a profecia da proclamação universal do Evangelho do Reino     “Então virá o fim.”

Porém, há um detalhe que devemos nos ater.  A perseguição descrita em Mateus 24:9 que é o tema deste post, (não está incluído) não inclui a perseguição como um sinal do fim dos tempos como defende o eminente teólogo. Na verdade, essa passagem fala da realidade da Igreja a partir de então, pois a igreja desde o seu início sempre foi perseguida começando com Estevão. Depois, em Roma, pelos imperadores Nero e Diocleciano que promoveram uma verdadeira carnificina de cristãos no Coliseu e nas ruas de Roma; promovendo todo tipo de atrocidades contra nossos irmãos.  Depois veio a Reforma Protestante com Lutero e mais sofrimento, enfim, a igreja sempre foi perseguida ao longo da história. Portanto, o texto de Mateus 24:9 é um hiato e não podemos incluí-lo no tempo do principio das dores já que a perseguição seria uma realidade. Também vemos, nos dias de hoje, a igreja sendo perseguida em muitos países do mundo e é claro que a mídia secular não se preocupa com este tipo de assunto mais se você quiser pode constatar isso no site https://www.portasabertas.org.br/. Lá, constantemente são atualizadas novas noticias sobre a perseguição de nossos irmãos.


Então, podemos concluir que ser cristão é trilhar um caminho banhado (por) de sangue, mas não só o sangue mais importante que foi o sangue do Senhor Jesus, mas também o sangue de irmãos e irmãs que deram a vida por causa do nome de Jesus. Estima-se, que desde o começo da igreja até hoje já morreram cerca de cinqüenta milhões de cristãos por causa da perseguição, e isso também nos leva a refletir até que ponto estamos dispostos a assumir e a defender nossa fé.

Leia a volta de Jesus parte 3. Clicando aqui



segunda-feira, 18 de maio de 2015

A VOLTA DE JESUS PARTE-1

Esta é uma série de postagens sobre a segunda vinda do Senhor Jesus baseada no capítulo 24 do Evangelho de Mateus. onde Neste capítulo o Senhor Jesus resume os acontecimentos futuros relacionados com a sua segunda vinda e os sinais que a antecede.


"E, quando Jesus ia saindo do templo, aproximaram-se dele os seus discípulos para lhe mostrarem a estrutura do templo. Jesus, porém, lhes disse: Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derrubada. E, estando assentado no Monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos em particular, dizendo: Dize-nos, quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo?" (Mateus 24: 1-3)


Antes demais nada vale à pena salientar aqui que no verso primeiro(1) os discípulos tentaram impressionar o Senhor Jesus com as estruturas do templo. Porém, Jesus, ao invés de ficar impressionado, declara de forma surpreendente de que o templo seria totalmente destruído.

Salomão, em 2 Crônicas 6:18   vislumbra isso quando na sua oração na inauguração do templo ele diz: 
"... Mas, de fato, habitaria Deus com os homens na terra? Eis que os céus e até o céu dos céus não te podem conter, quanto menos esta casa que eu edifiquei."[ARA].

De fato, a glória  do templo, me refiro ao templo onde o Senhor Jesus, estava era maior do que a do primeiro templo porque quem estava ali não era simplesmente a glória de Deus em forma de fumaça mas o próprio Deus se fazia presente em forma humana.

E a pergunta que fica é: será que depois da vinda de Cristo e da destruição do templo Deus está preocupado com templos magníficos feitos por mãos humanas dedicados a Ele? 

Não vou aqui entrar no mérito da questão dos templos da época do Antigo e do Novo Testamento, quem sabe o Senhor me dará graça para fazer um post sobre os templos então tratarei desta questão com mais profundidade.Mas fica a pergunta para os irmãos meditarem sobre a questão.

No versículo 3 os discípulos fizeram três perguntas ao Senhor Jesus:
Quando será a destruição do templo?
Quais serão os sinais da sua vinda?
Quais serão os sinais do fim do mundo?

 O primeiro ponto que devemos nos ater é que o mundo um dia vai acabar e quem disse isso? O próprio Jesus.

É bem verdade que os comerciais de TV e os filmes de Hollywood, novelas e etc.; exibem pessoas com deficiências mentais e mendigos portando placas com mensagens dizendo que o mundo vai acabar na tentativa de ridicularizar a afirmação do Senhor Jesus.

Aparentemente, no começo do versículo 4, o Senhor Jesus dá a entender que não vai responder às perguntas dos discípulos e se mostra preocupado com a possibilidade deles serem enganados pelas mensagens dos falsos cristos pois de fato elas seriam muito eficientes.

(Mateus 24:4)  E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane;
(Mateus 24:5)  Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos.

(Mateus 24:6)  E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim.

O fato é sempre que olhamos somente para os sinais ficamos suscetíveis a ser enganados. Há muitos falsos profetas rondando com falsos sinais de espiritualidade, poder e autoridade. A única maneira segura de nos guardarmos do engano é fixar o olhar em Jesus e suas palavras. Não se preocupe com sinais especiais e não perca o tempo olhando para outros. Olhe a Cristo. No versículo 6 o Senhor Jesus começa a responder às perguntas de forma aparentemente desordenada mas ele tinha um propósito pois ele já enxergava o que iria acontecer com Jerusalém no ano 70 da era cristã.  O sinal que marcaria o final daquela geração que rejeitou e crucificou o Filho de Deus e que protagonizaria a maior diáspora judaica de todos os tempos.Que foi o cerco de Jerusalém com general Tito que destruiu Jerusalém e também o templo.E muitos anos depois a 2ª Guerra Mundial na qual Hitler quase exterminou de forma implacável os judeus, mas que  culminou em Maio de 1948 na criação do Estado de Israel onde todo o povo Judeu voltou a sua pátria. Em ambos os eventos os judeus  foram quase exterminados da terra.

(Mateus 24:7)  Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares.

Aqui o Senhor Jesus parece falar sobre uma constante realidade sempre presente no mundo desde então: fomes, guerras, doenças incuráveis e gravíssimas que castigariam a humanidade. Porém, na verdade, essa é apenas uma parcela dos males que advêm do ódio entre as nações e do amor ao dinheiro fazendo brotar toda sorte de conseqüências maléficas e destruidoras. Como por exemplo, guerras, exploração por parte de países mais ricos e também da colonização exploratória. As doenças, muitas das vezes, vêm pela falta de recursos dos países pobres pela falta de saneamento e pelo lixo ao céu aberto.  Outros problemas de infra-estrutura fazem surgir todo tipo de doenças e epidemias e isso vem  da manifestação da natureza caída do ser humano, portanto o Senhor Jesus está falando que os males que há na terra, em parte, são conseqüências da própria natureza do homem e que a história da humanidade seria marcada por males como esses constantemente.

Na parte b do versículo o Senhor Jesus fala de terremotos. Neste caso já se refere à manifestação do ecossistema do planeta, neste caso, a manifestação é por parte do próprio planeta. Antes do dilúvio não existia terremotos, maremotos, tsunamis, furacões etc.; o planeta era homogêneo e havia apenas um continente e toda a natureza funcionava harmoniosamente sem quaisquer sombra de anomalias, porém quando o homem pecou o SENHOR disse  .

" ... maldita é a terra por sua causa; com sofrimento você se alimentará dela todos os dias da sua vida. " Gn 3:17 parte b (NVI)

Note que  Deus diz que viria sofrimentos advindos da própria terra, ou seja, do ecossistema e a terra se comportaria de forma estranha tornando difícil a existência do homem neste mundo. O SENHOR não dá detalhes do sofrimento mas não da para conceber a ideia de paraíso com  terremotos, maremotos, tsunamis e furacões!

O Senhor Jesus fala de terremoto como que o mundo tivesse convulsões.Por causa do pecado o ecossistema sofreu também as conseqüências da queda do homem refletindo em calamidades naturais espontâneas. 

Como você explicaria o tsunami na Indonésia que em 2004 matou cerca de 400.000 pessoas?  

(Mateus 24:8)  "...Mas todas estas coisas são o princípio de dores".

O Senhor Jesus fala de princípios das dores como uma mulher que está prestes a dar à luz e vai sentindo as contrações e essas dores vão se intensificando e reduzindo os intervalos de tempo até que vem uma dor extrema e a criança nasce.

Na verdade, o Senhor Jesus  está usando essa analogia para descrever como o mundo vai se comportando até a sua segunda vinda. Ele disse que quando as catástrofes  descritas em Mateus 24:7 começasse a acontecer isto seria o principio das dores de parto do mundo no qual culminará na sua volta. 

Temos notado que as guerras, os terremotos e as epidemias estão se intensificando não só na freqüência em que elas aparecem mas também em como elas são cada vez mais devastadoras.



Veja esta cronologia das epidemias por exemplo :


430.a C-429. AC:. A Peste de Atenas sobrou apenas um terço da população, cerca de 150.000 pessoas.

426.a C-425. AC:. Retorno da  Peste de Atenas.

166dc: A praga Antonina chega a Roma e se espalhou por todo o império. Dura 15 anos e recolhe 5 milhões de vítimas.

251dc: A praga de Cipriano, da Etiópia, atravessa o Egito, África do Norte e chega em Roma. 20 anos e as causas prevalece entre 3 e 5 milhões de mortes.

542dc: A peste bubônica, chamado de Peste de Justiniano, as greves Império Bizantino. Em apenas quatro meses, com quase 40% da população. Estendendo para a África, Ásia e Europa afetados.

735-737dc: Varíola se espalha para o Japão.
1346: A segunda onda de peste bubônica (Black Death) cobra 34 milhões de vítimas.

1519: Os astecas e maias são dominados com a varíola, que cobra 22 milhões de vidas.

1629-631: A grande praga de Milão, Itália, cobra 280 mil vítimas.

1649: Epidemia em Sevilha, mais de 60.000 vítimas (46% da população)

1666: A grande praga de Londres, aparece entre 70.000 e 100.000 vítimas.

1679: Grande Peste de Viena, 76.000 vítimas.

1707-1709: a varíola é dispersa na Islândia.

1720-1722: Praga de Marselha aparece.

1817-1824: Primeira pandemia de cólera, importado da Índia por tropas britânicas.

1827-1835: Segunda pandemia de cólera.

1852: Terceira pandemia de cólera.

1856: Quarta pandemia de cólera.

1870-1875: epidemia de varíola na Europa.

1881: Quinta pandemia de cólera.

1889-1890: A epidemia começou na Rússia e se espalhou rapidamente por toda a Europa cerca de 1 milhão de pessoas morreram nesta epidemia.

1918-1919: A Gripe Espanhola; 50 a 100 milhões vítimas.

1957-1958: A gripe asiática; 4 milhões de vítimas.

1968-1969: A Influenza de Hong Kong; 2 milhões de vítimas.

1981: HIV / AIDS mais de 25 milhões de mortes até o momento.

1990: Surto de difteria na União Soviética; 1.500 morrem em cinco anos.

2.002 casos de pólio foram calculados em 1000 na região de Uttar Pradesh, na Índia.

2003: Surto de SARS. 8.000 infectados e 700 mortes em dois meses.

2005: Gripe aviária H5N1 tensão em sua tornou-se uma ameaça de pandemia ocorreu quando as primeiras infecções em seres humanos.

2009-2010: A pandemia de influenza A (H1N1) matou mais de 18.000 pessoas em todo o mundo reivindicado.

2010: Um surto de cólera atingiu o Haiti. A má gestão da água derivada do caos causado pelo terremoto no Haiti, em 2010, que o precedeu, favoreceu sua disseminação rápida, chegando a mais de meio milhão de afetados e 8.000 vítimas em 2.013,2 estendendo a vizinha ilha, na República Dominicana.

2014: O Ebola epidemia de 2014 começou com um surto na Guiné em março e se espalhou nos meses à Libéria e Serra Leoa. Mais tarde, ele conseguiu Nigéria, Senegal, Espanha e Estados Unidos. Sua alta taxa de mortalidade e nenhuma cura foi tirando a vida de mais de 4.500 pessoas no meio ano.

Note que é assustador como o intervalo das epidemias vão se encurtando drasticamente no decorrer dos séculos. Veja que nos últimos cem anos houve mais epidemias que em toda a cronologia e que depois do ano 2000, em média, a cada 3 anos e meio surge uma nova epidemia.

Nisto notamos o que o Senhor Jesus realmente quis dizer com principio das dores, pois elas vão se intensificando cada vez mais e isso não é só no âmbito das epidemias mas também no que diz respeito às guerras e aos terremotos, eles também seguem este mesmo fluxo de intensidade.

Que o SENHOR nos ajude !    


Leia a volta de Jesus parte 2. Clicando aqui  



sexta-feira, 15 de maio de 2015

O MAIOR MANDAMENTO


 O que guarda o mandamento guarda a sua alma; mas o que despreza os seus caminhos, esse morre.
(Provérbios (19:16) 

       "O que guarda o mandamento" Note que a parte (a) do versículo fala de mandamento no singular. Se refere ao maior mandamento da lei que também o Senhor Jesus ratificou ser o de amarmos ao SENHOR.
       Mandamento é para obedecer então todo ser humano deve amar a Deus. É bem verdade que muitas pessoas consideram que amar a Deus é opcional, mas não é e a sua misericórdia é a causa de não sermos consumidos.

        "Guarda a sua alma" A palavra hebraica para alma é [נפש nephesh] que quer dizer  alma, ser, vida, criatura, pessoa muito provavelmente a teologia Hebraica na época em que foi escrito o livro de provérbios não se tinha o conhecimento muito profundo da imortalidade da alma como nos é revelada no novo testamento sendo assim para nós quando entregamos nossas vidas ao Senhor Jesus crendo na salvação e na vida eterna "Guarda a sua alma" agora faz todo o sentido guardar o mandamento implica em salvar a alma por meio do Senhor Jesus Cristo.

        "Mas o que despreza os seus caminhos, esse morre."
       Nesta parte do verso soa como uma sentença para os despreza seus caminhos e de alguma forma nos soa como um Juiz que decreta em seu tribunal como princípio eterno e imutável.
Não tem jeito o que despreza os seus caminhos esse morre, imediatamente nos remete a ordem que o SENHOR deu ao homem no Éden.


E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente,
 Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
Gn.(2:16-17)

Então podemos dizer que tiramos daqui três lições principais:


1)  Amar ao senhor é mandamento, portanto deve ser obedecido por todos.
2)  É garantia da salvação da alma por meio do Senhor Jesus Cristo.
3)  Os que não aceitam e despreza os seus caminhos recebem a sentença de morte da alma ver Mc:(16:16)

Que Deus nos ajude e até o próximo post  se assim o SENHOR permitir.