Páginas

sexta-feira, 15 de maio de 2015

O MAIOR MANDAMENTO


 O que guarda o mandamento guarda a sua alma; mas o que despreza os seus caminhos, esse morre.
(Provérbios (19:16) 

       "O que guarda o mandamento" Note que a parte (a) do versículo fala de mandamento no singular. Se refere ao maior mandamento da lei que também o Senhor Jesus ratificou ser o de amarmos ao SENHOR.
       Mandamento é para obedecer então todo ser humano deve amar a Deus. É bem verdade que muitas pessoas consideram que amar a Deus é opcional, mas não é e a sua misericórdia é a causa de não sermos consumidos.

        "Guarda a sua alma" A palavra hebraica para alma é [נפש nephesh] que quer dizer  alma, ser, vida, criatura, pessoa muito provavelmente a teologia Hebraica na época em que foi escrito o livro de provérbios não se tinha o conhecimento muito profundo da imortalidade da alma como nos é revelada no novo testamento sendo assim para nós quando entregamos nossas vidas ao Senhor Jesus crendo na salvação e na vida eterna "Guarda a sua alma" agora faz todo o sentido guardar o mandamento implica em salvar a alma por meio do Senhor Jesus Cristo.

        "Mas o que despreza os seus caminhos, esse morre."
       Nesta parte do verso soa como uma sentença para os despreza seus caminhos e de alguma forma nos soa como um Juiz que decreta em seu tribunal como princípio eterno e imutável.
Não tem jeito o que despreza os seus caminhos esse morre, imediatamente nos remete a ordem que o SENHOR deu ao homem no Éden.


E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente,
 Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
Gn.(2:16-17)

Então podemos dizer que tiramos daqui três lições principais:


1)  Amar ao senhor é mandamento, portanto deve ser obedecido por todos.
2)  É garantia da salvação da alma por meio do Senhor Jesus Cristo.
3)  Os que não aceitam e despreza os seus caminhos recebem a sentença de morte da alma ver Mc:(16:16)

Que Deus nos ajude e até o próximo post  se assim o SENHOR permitir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário